Buscando Equilíbrio

Tiago 1.19

Introdução: Três conselhos úteis para “todo homem” e mulher que deseja servir a Deus constantemente e de forma equilibrada. 

Como ser equilibrado?


1- Pronto para Ouvir

“seja pronto para ouvir”.

Poucas pessoas sabem ouvir os outros. Servos de Deus são bons ouvintes por que até “a fé vem pelo ouvir” (Romanos 10.17).
Para ser uma pessoa equilibrada é necessário aprender a ouvir com paciência e não precipitar.

2- Tardio para Falar

“tardio para falar”.

A sabedoria está em ouvir mais que falar, por isso Deus fez dois ouvidos e apenas uma boca. Antes de dar uma resposta devemos esperar e pensar bem antes. Peça a Deus que te ajude “Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta dos meus lábios! (Salmo 141.3).

3- Tardio para Irar

“tardio para se irar”.

A ira traz precipitação e prejuízos permanentes. Quando estamos irados ficamos cegos e não vemos o que falamos ou fazemos. Não adianta ficar nervoso porque “a ira do homem não produz justiça de Deus” (Tiago 1.20).

Conclusão

Se desejamos viver uma vida equilibrada em tudo precisamos aprender a ouvir mais, falar menos e controlar os impulsos nervosos. Busque o “domínio próprio” que é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.23).

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário