Fonte de Esperança


“E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo”. Romanos 15.13

Introdução: O livro de Romanos nos ensina muito sobre esperança. A palavra é citada 12 vezes. 

Vamos aprender sobre esperança:

1- O que não é Esperança?

Não é confusão: Rm. 5.5 “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado”.

Não é visível: Rm. 8.24 “Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?”.

2- Como buscar Esperança?

Esperando: Rm. 4.18 “Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência”.

Perseverando: Rm. 5.4 “e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança”.

Através da Palavra: Rm. 15.4 “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança”.

3- O fruto da Esperança

Fé: Rm. 5.2 “por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus”.

Liberdade: Rm. 8.21 “na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus’.

Alegria: Rm. 12.12 “regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes”.

Conclusão

Busque esperança em Deus. Somente o Senhor é a fonte que nos garante a certeza de paz.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário