A direção da cruz

Marcos 12.30,31
Introdução: A cruz aponta a direção do cristianismo para ensinar o propósito de Deus. 


A cruz aponta para:


1- Direção Vertical – AMOR DE DEUS

v.30 “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.”.

A primeira direção que a cruz aponta é para Deus, ilustrado pela madeira em pé (vertical). Quando nos tornamos cristãos estamos em busca da presença de Deus. Somente através de Jesus podemos chegar até Deus (João 14.6).

2- Direção Horizontal – AMOR AO PRÓXIMO

v.31ª “O segundo é: Amarás o teu próximo”.
A madeira deitada (horizontal) nos mostra que a cruz também aponta para o nosso próximo, quem está ao nosso lado. Para ser cristão é preciso aprender a amar o nosso próximo e exercer o perdão (Mateus 5.44).

3- Direção Central – AMOR PRÓPRIO

V,31b “como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.”.

O ponto de encontro entre as duas madeiras da cruz nos ensina sobre a direção central da fé cristã que é uma vida pessoal amando a Deus e ao próximo. Este é o ponto de equilíbrio do cristianismo. Duas coisas inseparáveis. Quando conhecemos o amor de Deus e amamos nosso próximo, somos capacitados a ter amor próprio sem egoísmo.

Conclusão

A cruz nos mostra a direção a seguir em tudo de nossas vidas. Se apontar para Deus, para o próximo e para si mesmo, então pode ser algo permitido por Deus. Por isso devemos levar a nossa cruz (Marcos 8.35).
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

1 Comentários

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário