RE - Forma Protestante


Romanos 12.1,2
Introdução: A Reforma nos lembra de que a Igreja precisa voltar à sua forma original e não se conformar com o mundo.

1- Retomar a forma da Cruz

v.1 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.

A cruz mostra o formato da fé cristã apontando a direção do amor a Deus e ao próximo (Marcos 12.30). Jesus veio trazer vida abundante (João 10.10), mas também nos mandou levar a nossa cruz negando a nós mesmos (Marcos 8.35). Não existe cristianismo sem cruz. A Igreja precisa retomar a forma da cruz.

2- Não conformar-se com o mundo

v.2ª “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”.

A Igreja não pode se conformar com o mundo. Não deve entrar na forma dos modismos e pensamentos do mundo (Efésios 4.14). Se a Igreja seguir os pensamentos do tempo atual (Isaías 8.12-20), estará deixando a Palavra de Deus que permanece para sempre (Isaías 40.8). A Igreja está firmada na rocha e não entra nas portas do mundo (Mateus 16.18).

3- Desformar-se como instituição

v.2b “para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

A Igreja de Cristo não pode ser mais uma instituição humana qualquer. A Ekklesia é o grupo dos chamados por Deus. O que diferencia a Igreja de um clube ou grupo social é a presença do Espírito Santo (Atos 1.8). Jesus é o único dono da Igreja (Atos 20.28) e o seu verdadeiro fundador (Hebreus 12.2). Por isso a Igreja deve ter a forma de um corpo vivo (I Coríntios 12.27) e de uma família de Deus (Efésios 2.19) do que ter cara de uma empresa ou instituição.

Conclusão 

Vamos reformar a Igreja para voltar ao seu formato original.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário