O espetáculo da cruz

COMPARTILHE esta Pregação:

Comente

Lucas 23.48
- Introdução: Num tempo de espetáculos gospel, o que significa o espetáculo da cruz? A cruz foi um espetáculo para nos ensinar:


1- ESPETÁCULO DE SOFRIMENTO:

Lucas 23.48 “E todas as multidões reunidas para este espetáculo, vendo o que havia acontecido, retiraram-se a lamentar, batendo nos peitos”.
As próprias pessoas que na multidão haviam gritado: “crucifica-o!” (Marcos 15.13,14), agora lamentavam ao sentir o seu sofrimento.
A cruz não é um enfeite ou amuleto e sim um lugar de sofrimento. Levar a cruz como cristão (Mateus 16.24) não é algo ‘da moda’, mas devemos chorar com os que choram (Romanos 12.15) e lamentar por nossos erros (Tiago 4.9), arrependidos. O espetáculo da cruz é solidariedade e não ter mais prazer no pecado.

2- ESPETÁCULO EXEMPLAR:

I Coríntios 4.9 “Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens”.
Paulo sentiu que ao levar sua cruz como cristão estava sendo exposto como Cristo na cruz. Suas lutas e dificuldades se comparavam ao caminho de Jesus levando a cruz.
A vida de um cristão deve ser exemplo de alguém que toma a sua cruz (Mateus 10.38). Este é o espetáculo que cruz demonstra. O espetáculo da cruz é o testemunho cristão.

3- ESPETÁCULO DE PERSEVERANÇA:

Hebreus 10.33 “ora expostos como em espetáculo, tanto de opróbrio quanto de tribulações, ora tornando-vos coparticipantes com aqueles que desse modo foram tratados”.
O texto de Hebreus 10 fala de perseverança nas tribulações, chamando o povo de Deus a prosseguir e não retroceder (Hebreus 10.35-39)
Aqueles que perseveram nas tribulações são verdadeiramente quem leva a “sua cruz dia a dia” (Lucas 9.23) até o fim. O espetáculo da cruz é uma vida fiel ao Senhor até o fim (Mateus 24.13).

-Conclusão: A cruz de Cristo foi exposta como um espetáculo para chamar a atenção de todos. Da mesma forma hoje quando sofremos por amor ao nosso próximo e por nossos pecados, quando somos exemplo de testemunho de vida e quando perseveramos no Senhor, a cruz ainda é um espetáculo.

© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues. Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP.
Siga: Google+.

0 COMENTE!:

Livro:

Livro

Esboços por email

Autor:

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.

Seguidores:

© 2016 Esboços de Pregações. Designed by Bloggertheme9
Powered by Blogger.