Combates desnecessários

2Samuel 18.1-4

Introdução: Estamos acostumados a lutar, mas existem combates desnecessários que precisamos evitar:


1- Evite a EXPOSIÇÃO

v.2 “Davi enviou o povo: um terço sob o comando de Joabe, outro terço sob o de Abisai, filho de Zeruia e irmão de Joabe, e o outro terço sob o de Itai, o geteu. Disse o rei ao povo: Eu também sairei convosco”.

Davi estava sendo perseguido por seu filho Absalão, o único inimigo que jamais desejaria enfrentar. Quando o povo saiu para defender Davi, ele se ofereceu para ir junto, mas com isso apenas estaria se expondo ao perigo.
Evite se expor demais diante de situações conflituosas.

2- Evite o DESGASTE

v.3 “Respondeu, porém, o povo: Não sairás, porque, se formos obrigados a fugir, não se importarão conosco, nem ainda que metade de nós morra, pois tu vales por dez mil de nós. Melhor será que da cidade nos prestes socorro”.

O povo não aceitou a companhia de Davi para preservar o seu rei, que poderia também ser afligido, sendo o alvo principal da batalha.
Evite desgastar suas energias desnecessariamente para não enfraquecer.

3- Evite a DESVALORIZAÇÃO

v.4 “Tornou-lhes Davi: O que vos agradar, isso farei. Pôs-se o rei ao lado da porta, e todo o povo saiu a centenas e a milhares”.

Davi valorizava seus súditos e por isso também era valorizado por eles como “dez mil homens” (v.3).
Você é muito valioso para Deus e para pessoas que te amam, então cuide-se para não desvalorizar as pessoas também.

Conclusão

Evite se expor demais diante do perigo, não se desgaste porque você precisa estar forte e não desvalorize sua vida, nem as pessoas que te amam.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário