Quando não sabemos o que fazer

homem com cara de dúvida

Salmo 32.8
Introdução: Existem situações em nossas vidas em que não sabemos o que fazer. Mas Deus pode nos mostrar o que fazer:

1- Apenas orar

Jó 1.20 “Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou”.

A reação de Jó diante de uma catástrofe em sua família foi somente adorar ao Senhor e assim buscou a Deus em oração até que Deus restaurou a sua sorte (Jó 42.10).
O rei Josafá também passou por uma situação em que orou a Deus dizendo: “não sabemos o que fazer” (2Crônicas 20.12), então Deus lhe respondeu para ficar somente orando e adorando ao Senhor e ver o livramento que receberia (2Crônicas 20.20).

2- Busque sabedoria em Deus

Tiago 1.5 “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida”.

A sabedoria é uma dádiva de Deus que precisamos buscar a cada dia. Salomão poderia ter pedido qualquer coisa, mas pediu sabedoria e Deus lhe concedeu muito mais sendo abençoado em tudo (1Reis 4.25-34).
Diante dos desafios e provas da vida, a sabedoria de Deus nos ajuda a discernir o que é certo do que é errado.
Deus também usa pessoas para nos ensinar, como fez com Saulo quando ficou cego ao se encontrar com Jesus e perguntou: “que farei Senhor? ” (Atos 22.10) e Deus lhe mandou que entrasse em Damasco, onde Ananias enviado por Deus lhe ensinou o que fazer.
Mas tome cuidado para não fazer como Pilatos que perguntou ao povo o que faria de Cristo (Marcos 15.12). Quando perguntamos às pessoas erradas recebemos uma resposta errada.

3- Buscar a direção do Espírito Santo

João 14.26 “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”.

O Espírito Santo nos revela a vontade de Deus para nossas vidas (Isaías 30.22). Se a Palavra de Deus já é clara quanto ao que fazer, então o Espírito nos “lembra”, mas se não conseguimos entender, então o Espírito revela).
Moisés passou por várias provas com o povo sedento no deserto e perguntou ao Senhor: “que farei a este povo” (Êxodo 17.4) e Deus lhe mostrava exatamente o que deveria fazer lhe falando face a face (Êxodo 33.11).
Podemos pedir a Deus um sinal de sua vontade para nós (Salmo 86.17), como gideão que pediu a Deus um sinal de sua vontade (Juízes 6.34-40).

Conclusão 

Se você não sabe o que fazer, ore a Deus, busque a sabedoria do Senhor e busque a direção do Espírito Santo.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

2 Comentários

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

  1. Tenho passado pôr tantas lutas que a escuridão, começou a ter luz para brilha meu caminho, reconheço estou cansado de correr atrás de mim mesmo hoje quero negar minha existência para que haja a presença do senhor Jesus Cristo na minha vida. Irmão é até estranho minha afirmação mais senti em compartilhar com você. Glória Deus

    ResponderExcluir
  2. Pr. Welfany mensagens lindas!!!! Obrigado, Deus abençoe a tua vida!!!

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário