Quando Deus não responde

“Ó Deus do meu louvor, não te cales!” Salmos 109.1

Introdução: Deus sempre ouve a nossa oração (Jeremias 33.3), mas por quê às vezes Deus não responde?


1- Quando a responsabilidade é humana

Salmos 90.17 “ Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos”.

Algo que compete a nos decidir. Se estivermos na presença do Senhor ele abençoa o que fazemos. Quando estamos em obediência à Palavra de Deus, tudo que fazemos é abençoado (Josué 1.8,9). A presença de Deus é que garante sua bênção em nós (Deuteronômio 1.8).
Exemplo: a escolha da cor de uma roupa é de liberdade da pessoa e Deus abençoa. 

2- Quando a Bíblia já tem a resposta

Romanos 10.6-8 “Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu? isto é, para trazer do alto a Cristo; ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos. Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos”.

Não precisamos perguntar a Deus sobre algo que já declarado pelas Escrituras, mas sim examinar a Palavra (João 5.39). O Espírito Santo nos lembra das Palavra de Deus e nos ensina (João 14.26).
Exemplo: a respeito do divórcio, a Bíblia já tem a resposta (Mateus 19.8).

3- Quando é preciso esperar

João 16.12 “Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora”.

Existem situações em que não estamos preparados para receber a resposta. O tempo de Deus nos prepara para quando estivermos prontos (Eclesiastes 3.1), então precisamos esperar no Senhor (Salmos 40.1). Espere no Senhor e se prepare para a resposta de Deus. O problema não está em Deus responder e sim em nós ouvirmos a sua resposta. Deus está sempre pronto a responder (Isaías 59.2).

Conclusão

Habacuque 2.1 “Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa”.

Saul não ouvia mais a Deus por causa de sua arrogância e pecado (I Samuel 28.6). Precisamos nos preparar para ouvir a reposta de Deus.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário