Quando Deus não responde

COMPARTILHE esta Pregação:

Comente

“Ó Deus do meu louvor, não te cales!” Salmos 109.1
- Introdução: Deus sempre ouve a nossa oração (Jeremias 33.3), mas por quê às vezes Deus não responde?
1- Quando a responsabilidade é humana:
Salmos 90.17 “ Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos”.
Algo que compete a nos decidir. Se estivermos na presença do Senhor ele abençoa o que fazemos. Quando estamos em obediência à Palavra de Deus, tudo que fazemos é abençoado (Josué 1.8,9). A presença de Deus é que garante sua bênção em nós (Deuteronômio 1.8).
Exemplo: a escolha da cor de uma roupa é de liberdade da pessoa e Deus abençoa. 

2- Quando a Bíblia já tem a resposta:

Romanos 10.6-8 “Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu? isto é, para trazer do alto a Cristo; ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos. Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos”.
Não precisamos perguntar a Deus sobre algo que já declarado pelas Escrituras, mas sim examinar a Palavra (João 5.39). O Espírito Santo nos lembra das Palavra de Deus e nos ensina (João 14.26).
Exemplo: a respeito do divórcio, a Bíblia já tem a resposta (Mateus 19.8).

3- Quando é preciso esperar:

João 16.12 “Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora”.
Existem situações em que não estamos preparados para receber a resposta. O tempo de Deus nos prepara para quando estivermos prontos (Eclesiastes 3.1), então precisamos esperar no Senhor (Salmos 40.1). Espere no Senhor e se prepare para a resposta de Deus. O problema não está em Deus responder e sim em nós ouvirmos a sua resposta. Deus está sempre pronto a responder (Isaías 59.2).

-Conclusão:  Habacuque 2.1 “Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa”.
Saul não ouvia mais a Deus por causa de sua arrogância e pecado (I Samuel 28.6). Precisamos nos preparar para ouvir a reposta de Deus.

© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues


Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues. Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP.
Siga: Google+.

0 COMENTE!:

Livro:

Livro

Esboços por email

Autor:

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.

Seguidores:

© 2016 Esboços de Pregações. Designed by Bloggertheme9
Powered by Blogger.