As três igrejas bíblicas

COMPARTILHE esta Pregação:

1 comentário

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” Apocalipse 2.29
- Introdução: Ao se referir à igreja, o texto bíblico revela três realidades, que são:


1- A Igreja de Cristo Universal:

Hebreus 12.22 “Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembleia”.
A Igreja de Cristo, edificada pelo próprio Senhor (Mateus 16.18), composta por todos aqueles que creem em Jesus e fazem parte do “corpo de Cristo” (I Coríntios 12.27). Esta igreja é invisível, formada de cristãos de todo o mundo em diversas denominações cristãs.

2- A Igreja Local:

Apocalipse 1.11 “dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia”.
A Igreja local é a igreja em uma cidade, levando o nome de sua localização (Apocalipse 1.4), como por exemplo “à igreja de Deus que está em Corinto” (I Coríntios 1.2), que é chamada de Igreja dos Coríntios (II Coríntios 6.11). Em cada cidade, lugarejo, povo ou nação existe um povo de Deus (Apocalipse 5.9).

3- A Igreja no Lar:

Colossenses 4.15 “Saudai os irmãos de Laodiceia, e Ninfa, e à igreja que ela hospeda em sua casa”.
A Igreja no lar era o modelo oficial de igreja cristã, como uma célula matriz do cristianismo. A organização eclesiástica da Igreja Primitiva se dava no meio das famílias, dentro das casas. Vários exemplos de igreja no lar como na casa de Priscila e Áquila (Romanos 16.5 - I Coríntios 16.19), o lar de Ninfa (Colossenses 4.15) e na casa de Arquipo (Filemon 1.2).

-Conclusão: A Igreja, biblicamente falando é Universal e também local, tendo nas casas a sua base. Como se fosse uma igreja dentro da outra, sendo a mesma igreja de Cristo.

© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues. Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP.
Siga: Google+.

Um comentário:

  1. Muito bom gostei tenho serteza que eu fazer por onde cada dia mais desenvolver Deus irá me capacita eu creio amém

    ResponderExcluir

Livro:

Livro

Esboços por email

Autor:

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.

Seguidores:

© 2016 Esboços de Pregações. Designed by Bloggertheme9
Powered by Blogger.