Reagindo positivamente

Romanos 12.21
Introdução: A lei da física diz que ‘toda ação provoca uma reação’, mas será que isso se aplica a nossas emoções?


1- Não reaja negativamente: “Não te deixes vencer do mal”.

Muitas situações são armadilhas para te provocar uma reação negativa. Você não é obrigado a reagir. Contenha-se e se aquiete sabendo apenas que “o Senhor é Deus” (Salmos 46.10).
Alguns exemplos são: Josafá quando no meio de uma batalha Deus lhe mandou ficar parado e só observar (2Crônicas 20.17). Davi que apenas fugia das setas lançadas por Saul (1Samuel 19.10). Jesus quando foi interrogado por Pilatos e não lhe respondeu nada (Marcos 15.5)
Aprenda a esperar o momento certo de responder porque há “tempo de estar calado e tempo de falar” (Eclesiastes 3.7).

2- Reaja positivamente: “mas vence o mal com o bem”.

Nossa luta é espiritual e não contra a carne e sangue (Efésios 6.12), ou seja, contra pessoas. Devemos nos revestir da armadura de Deus (Efésios 6.13-17) impedindo que as provocações entrem em nosso coração.
Alguns exemplos de pessoas que reagiram positivamente em situações negativas: Abgail esposa de Nabal, que após um ato ignorante de seu esposo faz um ato para reparar seu erro agradando ao rei Davi (I Samuel 25.18-32). O pai do filho pródigo também agiu bem ao receber seu filho com um abraço após ter feito tanto mal (Lucas 15.20).
A reação do cristão deve ser sempre positiva ao ponto de amar e orar pelos inimigos como Jesus mandou (Mateus 5.44), além de ajuda-los se precisarem (Romanos 12.18-20).

Conclusão

Prepare seu coração e sua mente para reagir de forma positiva mesmo quando for provocado para ter uma reação negativa. Vigia! (Marcos 14.28).

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário