Como repreender as pessoas

Provérbios 24.25
Introdução: Corrigir alguém que está errado é uma tarefa muito difícil, pois também erramos. 

Como corrigir corretamente?


1- Com AMOR

Provérbios 3.17 “Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem”.

A primeira coisa que precisamos é amar as pessoas e nos colocar em seu lugar para falar sem ferir. Mesmo assim corremos o risco de ser mal interpretados porque “o escarnecedor não ama àquele que o repreende” (Provérbios 15.12).

2- Com SABEDORIA

Provérbios 19.25 “Quando ferires ao escarnecedor, o simples aprenderá a prudência; repreende ao sábio, e crescerá em conhecimento”.

A correção deve ser feita com sabedoria, buscando de Deus as palavras certas. Além disso é preciso saber a hora certa de falar ou então esperar por momento oportuno. Pessoas sábias aceitam correção (Provérbios 9.7). Então procure corrigir como gostaria de ser corrigido.

3- Com a VERDADE

Provérbios 28.23 “O que repreende ao homem achará, depois, mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua”.

As pessoas não gostam de ser corrigidas (Provérbios 9.7), mas se falarmos a verdade em sinceridade, será incontestável. A verdade deve ser dita em amor (Efésios 4.15). Precisamos tomar cuidado para não acusar as pessoas e não falar de algo que não vivemos (Tiago 1.22).

Conclusão

Provérbios 24.25 “Mas os que o repreenderem se acharão bem, e sobre eles virão grandes bênçãos”.

Peça a Deus para te ajudar a corrigir as pessoas que você deseja ajudar e sempre faça isso com Amor, Sabedoria e Verdade.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário