O mandamento novo e o novo mandamento

COMPARTILHE esta Pregação:

Comente

I João 2.7,8
- Introdução: Um jogo de palavras que João usa para falar do amor como um mandamento de Deus:

1- O Mandamento Novo:

I João 2.7 “Amados, não vos escrevo mandamento novo, senão mandamento antigo, o qual, desde o princípio, tivestes. Esse mandamento antigo é a palavra que ouvistes”.
O que João quer dizer aqui é que o amor ensinado por Jesus já havia sido ordenado na lei em Levítico 19.18 “...amarás o teu próximo como a ti mesmo. Então não é algo novo.
II João 1.5 “E agora, senhora, peço-te, não como se escrevesse mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros”.
Um mandamento novo seria uma nova ordem ainda não anunciada. Mas o amor já estava nas Escrituras como um dever de todo servo de Deus.

2- O Novo Mandamento:

I João 2.7 “Todavia, vos escrevo novo mandamento, aquilo que é verdadeiro nele e em vós, porque as trevas se vão dissipando, e a verdadeira luz já brilha”.
Ao colocar o adjetivo na frente, o significado é que o mandamento deve ser renovado, como se fosse novidade para pessoas que ainda não sabiam.
João 13.34 “novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros”.
O próprio Jesus disse que dava um novo mandamento porque agora temos um exemplo a seguir e ficou mais fácil para entender como deve ser este amor.

-Conclusão: O que renova este mandamento é a luz de Cristo que nos ensina a amar.

© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues. Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP.
Siga: Google+.

0 COMENTE!:

Livro:

Livro

Esboços por email

Autor:

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.

Seguidores:

© 2016 Esboços de Pregações. Designed by Bloggertheme9
Powered by Blogger.