TEOCRACIA X DEMOCRACIA

Salmo 115.16 "Os céus são os céus do Senhor, mas a terra ele deu aos filhos dos homens."

Introdução: Deus é o Senhor sobre tudo, mas ao mesmo tempo nos deu liberdade. 

Limites entre Teocracia e Democracia:

 

1- TEOCRACIA

A teocracia era o regime Divino sobre o mundo humano. Durante muito tempo a sociedade era patriarcal (Hebreus 11.8-22), depois surgiram as tribos que tiveram liderança de juízes que decidiam suas questões (Hebreus 11.30-32). Estes homens buscavam a Deus antes de qualquer mudança ou decisão (1Samuel 8.6 e 21).

2- DEMOCRACIA

A democracia acontece quando as decisões são tomadas em comum acordo entre o povo. O primeiro rei do povo de Deus foi pedido pela maioria do povo (1Samuel 8.5-22). O rei deveria governar juntamente com os líderes das famílias. Para escolha de um rei, o povo deveria orar a Deus que mostrava quem deveria ser ungido para reinar. No tempo da Igreja primitiva, as decisões eram tomadas por meio de eleições (Atos 6.5; 15.22 e 25).

Conclusão: Atos 15.28

Todo o poder pertence a Deus e nós como servos do Senhor devemos tomar nossas decisões buscando orientação do Espírito Santo. Contudo, existem coisas que competem a Deus decidir e outras nos dá a liberdade de escolher.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário