Presos de esperança

castelo montanha

Zacarias 9.9-12

Introdução: Pior que o cativeiro foi a falta de esperança que havia sobre o povo de Israel que tinha saído da Babilônia, mas ainda se sentiam presos. Zacarias anima o povo a restaurar a cidade e o templo, mas primeiro precisavam sentir-se livres. Vença a desilusão:


1- Voltando para Deus 

Zacarias 9.12ª “Voltai à fortaleza, ó presos de esperança”.

Zacarias profetiza a vinda do Messias e que entraria na fortaleza de Jerusalém montado num jumentinho e por isso chama o povo a se alegrar (Zacarias 9.9).
Deus é a nossa fortaleza (Salmos 18.1-3). Somente em Deus podemos estar seguros e confiantes. Nenhuma proteção neste mundo é como estar “à sombra do Onipotente” (Salmos 91.1).
O povo de Israel estava sem esperança porque estava sem Deus. Somente voltando para o Senhor poderiam ser restaurados (Oséias 6.1-6).


2- Ouvindo o Evangelho 
Zacarias 9.12b “também, hoje, vos anuncio que...”.

O Senhor promete que Ele proclamará paz às nações e dominará de um mar a outro, e do Eufrates até os confins da terra (Zacarias 9.10).
O evangelho é o anúncio de boas notícias (Isaías 52.12). Estas boas novas revelam a esperança que vem de Jesus Cristo.
O povo de Israel precisava ouvir o anúncio da Palavra de Deus, que haviam abandonado. Quando ouvimos a Palavra recebemos fé para vencer (Romanos 10.17).

3- Esperando no Senhor 

Zacarias 9.12c “...tudo vos restituirei em dobro”.

Uma promessa de aliança quanto a você Sião, por causa do sangue da minha aliança com você, libertarei os seus prisioneiros de um poço sem água (Zacarias 9.11).
Esperança é esperar com fé. Sonhar que tudo vai dar certo. Quando esperamos no homem nos decepcionamos, mas quando nossa esperança vem de Deus nunca somos frustrados (Isaías 40.1).
O povo de Israel precisou aprender a esperar somente em Deus e não nos reis da terra. Deus lhes prometeu que “Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra” (Isaías 61.7).

Conclusão 

Para vencer a desilusão que aprisiona a alma tirando a esperança é preciso voltar-se para Deus, ouvir a boa mensagem do Evangelho e esperar no Senhor dizendo: “E eu, Senhor, que espero? tu és a minha esperança” (Salmos 39.7).

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

3 Comentários

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário