As veredas antigas

Jeremias 6.16
Introdução: O profeta Jeremias exorta o povo para voltar ao Caminho de Deus. 

O que são as veredas antigas?

 

1- Perguntai pelas veredas antigas 

Jeremias 6.16ª “Assim diz o SENHOR: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas”.

Para saber onde estão as veredas antigas devemos perguntar a seu respeito. Podemos encontrar este caminho procurando na Palavra de Deus onde está a “veredas dos teus mandamentos” (Salmo 119.35). Devemos guardar as “veredas do Juízo” (Provérbios 2.8) e através da Palavra de Deus podemos andar pelas “veredas da justiça” (Salmos 23.3 e Provérbios 12.28 e 17.23).

2- O bom caminho 

Jeremias 6.16b “qual é o bom caminho”.

As veredas antigas são o bom caminho trilhado pelos servos de Deus e pessoas que deixam exemplo de vida para nós. Este bom caminho é uma “vereda plana” (Salmo 27.11) e “veredas de retidão” (Provérbios 2.13 e 4.11). Porque “todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade” (Salmos 25.10). Por isso também é chamada de “veredas dos justos” (Provérbios 2.20 e 4.18).

3- Lugar de descanso 

Jeremias 6.16c “andai por ele e achareis descanso para a vossa alma”.

As veredas antigas são um caminho certo onde não haverá erro ou risco de se perder. Por isso é um lugar de descanso para quem anda por estas “veredas da vida” (Provérbios 2.19). Quem anda por este caminho não se cansa porque “a vereda dos retos é plana” (Provérbios 15.19). Mas quem aplana as nossas veredas é Deus “que és justo, aplanas a vereda do justo” (Isaías 26.7).


Conclusão

Jeremias 6.16d “mas eles dizem: Não andaremos”.

Jeremias lamenta que as pessoas não queriam mais andar nestas veredas antigas trilhando caminhos tortuosos e deixando as “veredas antigas, para que andassem por veredas não aterradas” (Jeremias 18.15).

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Faça um comentário, mas só podemos publicar se identificar.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário