SELECIONE SEUS PROBLEMAS

COMPARTILHE esta Pregação:

Comente

Êxodo 18.17-23
- Introdução: Não podemos resolver todos os problemas, mas devemos selecionar em buscar de soluções. Como selecionar:

1- Selecione por COMPETÊNCIA: v.22
O conselho de Jetro, sogro de Moisés foi estabelecer grupos no meio do povo para uma triagem dos problemas por competência.  Somente as coisas mais difíceis seriam trazidas a Moisés (v.22).
Não podemos suportar todos os problemas que vêm sobre nós se não filtrarmos o que é nossa competência (v.18). Existem coisas que são competência de nossos superiores, da justiça ou da medicina, por exemplo. Além de coisas que são da vida alheia e não são de nossa conta.

2- Selecione por PRIORIDADE: v.26
Os líderes escolhidos por Moisés deveriam selecionar as questões pequenas do povo passando a ter competência para resolver (v.26). Deste modo haveria prioridades nas questões mais graves.
Não fique absorvendo todo tipo de problemas, mas estabeleça prioridades em sua vida para não ficar lutando com coisas pequenas.

3- Aprenda DEPENDER de Deus: v.19
Jetro aconselhou Moisés a interceder pelo povo a Deus e levar todas as questões ao Senhor.
Isso nos ensina que existem coisas que não podemos selecionar, nem estabelecer prioridades porque são de competência Divina. São problemas que só Deus pode resolver. Por isso devemos depender do Senhor.

-Conclusão: Selecione seus problemas antes de buscar uma solução. Defina se é de sus competência ou não, trace prioridades e se não conseguir entregue tudo a Deus.

ASSISTA:

© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues. Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP.
Siga: Google+.

0 COMENTE!:

Livro:

Livro

Esboços por email

Autor:

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.

Seguidores:

© 2016 Esboços de Pregações. Designed by Bloggertheme9
Powered by Blogger.