O que não há no mundo?

1João 2.15-17
Introdução: A palavra 'mundo' para o apóstolo João estava diretamente ligado ao pecado no sentido de que as coisas terrenas se opõem às espirituais. 

No mundo não há:


1- AMOR 

1João 2.15  “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”.

João aconselha a não amar o mundo porque no mundo de pecado não existe amor e sim uma troca de interesses. Por isso existem tantas decepções.

2- PUREZA 

1João 2.16 “porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo”.

As coisas do mundo se tornam impuras por causa do pecado. Tanto os olhos, a carne e os sentimentos mundanos estão contaminados pelo pecado.

3- PERSEVERANÇA 

1João 2.17 “Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente”.

A eternidade foi perdida pela humanidade por causa do pecado (Gênesis 3.22). Somente através de Jesus podemos ter vida eterna e abundante (João 6.47 e 10.10). Tudo que há no mundo é “vaidade” (Eclesiastes 1.2), inconstante e passageiro.

Conclusão

Precisamos buscar mais as coisas do céu e “pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra (Colossenses 3.2).

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário