Cegueira Espiritual

João 9.1-12
Introdução: Como diz o ditado: ‘o pior cego é aquele que não quer ver’. 


Características da cegueira espiritual:


1- RELIGIOSIDADE: v.1-3

Os fariseus estavam mais cegos espiritualmente do que o homem que não tinha visão física. Já tinham uma resposta pronta pela sua tradição dizendo que o pecado seria a causa de uma doença.
Jesus mostrou que Deus pode usar qualquer situação para mostrar a sua glória. A religiosidade faz muitas pessoas enxergarem o que não existe e não conseguir visualizar o que é verdade.

2- TREVAS: v.4,5

As trevas do mundo impedem a visão espiritual. Por isso Jesus alertou sobre a necessidade de luz. Os fariseus estavam na escuridão sem Jesus.
Não adianta ter olhos e não os abrir para enxergar ou mesmo estar obscurecidos. Somente Jesus pode iluminar a vida espiritual para ver a verdade.

3- DESOBEDIÊNCIA: v.6-12

Os fariseus sabiam muito sobre a lei, mas não obedeciam. Jesus tocou os olhos do cego com o mesmo barro que criou o ser humano (Gênesis 2.7). Isso serviu para que o cego tivesse que obedecer a ordem de Jesus para ir ao tanque de Siloé (v.7).
O cego também precisou dar testemunho sobre sua cura (v.10-12). A falta de testemunho também atrapalha a visão espiritual de quem precisa ver o que Jesus faz.


Conclusão
Peça a Jesus que abra os seus olhos espirituais para ver a sua vontade.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário