Os três “se” do pecado

COMPARTILHE esta Pregação:

I João 1.6-10
- Introdução: A condicional “se” faz uma grande diferença no meio ou no começo de uma frase.


O apóstolo João utiliza este pequena partícula com frequência para alertar as condições impostas a respeito do pecado.

1- “Se” é Trevas ou Luz: v.6,7
A primeira condicional é quanto às trevas ou a luz. Se a pessoa está em pecado, logo estará em trevas. Mas se já conhece a luz do Evangelho, então luta contra o pecado. As trevas nos fazem tropeçar em nosso próximo. Já a luz traz comunhão com Deus e com os irmãos. O que determina onde há trevas ou luz é a presença do amor/luz ou do ódio/trevas (I João 2.9-11).

2- “Se” é Mentira ou Verdade: v.8 e 10
A segunda condição apresentada no texto é o que o pecado se baseia em mentiras para enganar o pecador. Contudo quando conhecemos a verdade da Palavra de Deus, reconhecemos que somos falhos e somos libertos (João 8.32).

3- “Se” Confessar recebe Perdão: v.9
A terceira condição é sobre a necessidade de confessar os pecados para receber o perdão. Deus já nos perdoou quando Cristo morreu por nós incondicionalmente, mas é necessário confessar para ser perdoado. A negação do pecado é uma rejeição ao perdão que precisa do arrependimento (Provérbios 28.13).

-Conclusão: Se você deixar as trevas e a mentira, Deus lhe dará a luz da verdade. Não deixe que um pequeno “se” te afaste de Deus.


© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues. Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP.
Siga: Google+.

Livro:

Livro

Esboços por email

Autor:

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.

Seguidores:

© 2016 Esboços de Pregações. Designed by Bloggertheme9
Powered by Blogger.