Os três “se” do pecado

1João 1.6-10
Introdução: A condicional “se” faz uma grande diferença no meio ou no começo de uma frase. O apóstolo João utiliza este pequena partícula com frequência para alertar as condições impostas a respeito do pecado.

1- “Se” é Trevas ou Luz: v.6,7

A primeira condicional é quanto às trevas ou a luz. Se a pessoa está em pecado, logo estará em trevas. Mas se já conhece a luz do Evangelho, então luta contra o pecado. As trevas nos fazem tropeçar em nosso próximo. Já a luz traz comunhão com Deus e com os irmãos. O que determina onde há trevas ou luz é a presença do amor/luz ou do ódio/trevas (1João 2.9-11).

2- “Se” é Mentira ou Verdade: v.8 e 10

A segunda condição apresentada no texto é o que o pecado se baseia em mentiras para enganar o pecador. Contudo quando conhecemos a verdade da Palavra de Deus, reconhecemos que somos falhos e somos libertos (João 8.32).

3- “Se” Confessar recebe Perdão: v.9

A terceira condição é sobre a necessidade de confessar os pecados para receber o perdão. Deus já nos perdoou quando Cristo morreu por nós incondicionalmente, mas é necessário confessar para ser perdoado. A negação do pecado é uma rejeição ao perdão que precisa do arrependimento (Provérbios 28.13).

Conclusão

Se você deixar as trevas e a mentira, Deus lhe dará a luz da verdade. Não deixe que um pequeno “se” te afaste de Deus.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

promoção de livros devocional diário